Varsol é uma mistura de alcenos, a vodka é álcool... e o resultado é éter - na mente.

6.12.07

Questões da vida cotidiana - parte III



Eu ainda não sei como ninguém (ou pelo menos aparentemente ninguém) pensou num modelo desse pra explicar o porquê de algumas coisas.

A vida é uma função logarítimica!
Acredite, é verdade.

Pra quem não conhece o que é função logarítimica, mas o gráfico dá pra entender onde eu quero chegar.

Considerando sempre um intervalo de 10 anos de idade no eixo-x, e no eixo-y as mudanças ocorridas, temos:

Quando você nasce, você é uma coisinha, com cara de joelho e aproximadamente uns 50 cm de altura. Aos 10 anos, você já deve ter lá seus 1,50, já fala, consegue fazer umas continhas, se interessa por pessoas do sexo oposto/mesmo sexo, se relaciona socialmente com pessoas, enfim.
Essa é uma mudança bastante drástica na vida da pessoa, e como se pode perceber pela curva, ela é bastante inclinada - ou seja, muda muito em pouco tempo.

Aos 20 anos, provavelmente já estará na faculdade ou trabalhando, se relacionando mais profundamente com outras pessoas, com planos de sair de casa, etc. Já é uma grande mudança, mas não tão drástica como a mudança de 0-10 anos; e menos drástica ainda é a mudança dos 20 pros 30 anos: provavelmente a pessoa já está casada, possivelmente com filhos, as primeiras rugas aparecem, junto com a primeira queda de cabelo.

Aos 40, você já estará com mais rugas, seus filhos mais crescidos, saco cheio do chefe, etc. Por aí, dá pra perceber que a curva fica menos acentuada; e a inclinação diminui com o passar dos anos. Aos 50, seus filhos já terão casados, provavelmente te darão netos, e você só vai ficando mais enrugado. Aos 60, provavelmente, só te aumentarão as rugas e o bico de papagaio, bem como aos 70, 80... e quanto mais você durar. Mas dá pra perceber que nesse intervalo, a curva é bem pouco inclinada.

Vai falar que eu não tenho razão?

Marcadores: , , ,

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Coincidentemente, eu li hoje mesmo um texto a respeito de uma experiência feita com crianças que constatou que elas acabam usando "naturalmente" uma escala logarítmica para dispôr números sobre uma reta.

6 de dez. de 2007, 18:43:00

 
Blogger Antonio said...

Um modelo interessante, é uma boa comparação.

Eu sei que não tem muito a ver, mas adorei o "cara de joelho" haha.

o/

6 de dez. de 2007, 21:14:00

 
Anonymous Anônimo said...

nossa. eu já havia montado um modelo similar, apenas diferindo na justificativa.

15 de mai. de 2008, 21:01:00

 

Postar um comentário

<< Home